Os 8 melhores monitores de áudio de 2024 [Custo-benefício analisado]

os melhores monitores de audio

Eu tenho certeza que você irá concordar com que eu vou falar:

Escolher o melhor monitor de áudio é muito angustiante.

Não é verdade?

Bem, acontece que comprar o monitor de referência correto pode ser um pouco mais fácil do que parece ser.

Tudo que você precisa saber é focar nos fatores corretos na hora de ler as especificações técnicas do equipamento.

E neste artigo, eu vou te apresentar uma lista e um guia completo para escolher o monitor de áudio perfeito para você.

Os 8 melhores monitores de áudio para você

Microlab B77

O monitor de áudio Microlab B77 é estéreo e feito com madeira. Possui controles de graves e agudos para os seus efeitos sonoros preferidos.

Áudio sem colorações, posições precisas, alta resolução com a tecnologia de áudio da Microlab.

Ficha técnica

Resposta em frequência: 55 Hz – 20 KHz

Distorção harmônica total: Não informado

Potência de saída do amplificador: 48 W

Tipo de monitor de áudio: ativo

Configuração do amplificador: Bi-amplificado

Campo sonoro: curto

Gráfico de resposta em frequência: Não encontrado

Resposta da frequência no domínio do tempo: não encontrado

Taxa sinal-ruído: 70 dB

Potência da tweeter: 10 W

Tamanho do alto-falante: 4 polegadas

Potência do alto-falante: 15 W

Conexão da entrada de áudio: RCA

Tamanho: 154 x 266 x 221 mm

Peso: 5,6 Kg

melhor monitor de audio microlab b77

Edifier R1280DB

O monitor de áudio Edifier R1280DB tem a aparência clássica que você adora com todos os novos recursos das modernas caixas de som ativas Bluetooth.

Botões de agudos, graves e volume foram inseridos no painel lateral, duas conexões RCA e uma entrada auxiliar no painel traseiro, conexão do áudio via Bluetooth e um controle remoto para manipulação dos recursos a distância.

Ficha técnica

Faixa de resposta em frequência: 55Hz-20KHz

Distorção harmônica total: Não informado

Potência sonora: 21W + 21W RMS

Tipo de monitor de áudio: ativo e passivo

Configuração do amplificador: Não informado

Campo sonoro: curto

Gráfico de resposta em frequência (Fonte – Digital Stereophony):

Resposta da frequência no domínio do tempo: não encontrado

Relação sinal/ruído: 85dBA (A)

Nível de ruído: < 25dB (A)

Sensibilidade de entrada: LINE IN1: R / L: 450 ± 50mV. LINE IN2: R / L: 550 ± 50mV. OPT / COA: R / L: 500 ± 50mFFS. Bluetooth: R / L: 700 ± 50mFFS

Unidade de graves: 4″ (116mm)

Unidade de tweeter: cúpula de seda de 13mm

Alimentação: Bivolt

Medidas: 14.6 x 19.6 x 23.4 cm

Peso unitário: 2.46Kg

Itens inclusos: 01 monitor passivo; 01 monitor ativo; 01 controle remoto; 01 cabo P2 (3.5mm)-RCA; 01 Cabo Dual RCA; 01 Cabo Optical; 01 Manual de instruções

um dos melhores monitores de audio edifier r1280db

Behringer 50USB

O Behringer 50USB é um monitor de áudio digital ultra linear de 2 vias ideal para estúdio com computador, áudio profissional e área de trabalho multimídia.

Tem uma entrada USB para conexão direta de fontes sonoras digitais, duas entradas análogicas XLR e TRS que podem ser usadas simultaneamente com uma fonte sonora digital.

Zero preocupação, pois tem garantia de fábrica de 3 anos e foi projetada na Alemanha.

Ficha técnica

Faixa de resposta em frequência: 55Hz – 20 kHz

Distorção harmônica total: Não informado

Potência sonora: 150 W

Tipo de monitor de áudio: ativo

Configuração do amplificador: Bi-amplificado

Campo sonoro: curto

Gráfico de resposta em frequência: Não encontrado

Resposta da frequência no domínio do tempo: não encontrado

Tipo de amplificação: Classe D

Proteção de sobrecarga nos amplificadores: limiter de controle duplo

Tipo de crossover: Ativo

Frequência do crossover: 2,5 kHz

Entradas: 2 x XLR, balanceada; 2 x x ¼ ” TRS, balanceada.

Nível máximo de entrada: +21 dBu

Conexão com o computador: USB 2.0, tipo B

Controle de entrada trim: ±6 dB, ajustável

Controle de alta frequência: +2 / 0 / -2/ -4 dB @ 12 kHz, chaveável

Tamanho do alto-falante: 5 polegadas

Tamanho da tweeter: 0,75 polegadas

Máxima nível de pressão sonora: 100 dB @ 1m

Carcaça: plástico

Tensão elétrica: 100 a 240 VAC, 50/60 Hz

Consumo elétrico (⅛ da potência máxima): 40 W

Conector elétrico: conector padrão IEC

Dimensões: 254 x 204 x 178 mm

Peso: 6,5 kg

monitores de audio behringer 50usb

Edifier R1850DB

O R1850DB é um sistema de alto-falante de estante 2.0 ativo, projetado em um ângulo de 10 graus para direcionar o som corretamente para você em seu luxuoso gabinete de madeira de MDF orientado para minimizar a ressonância acústica.

Tem entradas de áudio via cabo RCA, cabo auxiliar, cabo óptico, cabo coaxial e Bluetooth.

Você consegue ajustar os agudos e os graves tanto na parte traseira do monitor de áudio quanto no controle remoto. 

Ficha técnica

Faixa de resposta em frequência: 60Hz-20KHz

Distorção harmônica total: 0.5%

Potência sonora: R/L agudo: 16W + 16W; R/L (grave e médio-grave): 19W+19W

Tipo de monitor de audio: ativo – passivo

Configuração do amplificador: não informado

Campo sonoro: curto

Gráfico de resposta em frequência (Fonte – Digital Stereophony):

Resposta da frequência no domínio do tempo: não encontrado

Taxa de sinal ruído: ⩾85 dBA

Sensibilidade de sinal de entrada: PC: 700±50mV; 550±50mV

Tweeter: Φ19mm, abóbada de seda, 6ohm

Subwoofer: 4 “,Φ116mm, 6 ohm

Itens inclusos: 01-Coluna Ativa; 01-Coluna Passiva; 01-Controle Remoto; 01-Cabo de ligação entre colunas; 01-Cabo de ligação de áudio P2 (3.5mm) para RCA; 01-Cabo de áudio RCA ~ RCA estéreo; 01-Cabo Optical; 01-Manual

Medidas: 25,4 x 15,4 x 22,4 cm

Peso (par): 6,63 Kg

monitor de audio Edifier R1850DB

JBL 305P MkII

A nova geração do monitor de áudio JBL 305P MkII promove a lendária performance da JBL disponível para o seu studio.

Com o revolucionário JBL Image Control Waveguide e com os refinados transdutores, o monitor de áudio JBL 305P MkII oferece detalhes impressionantes, imagem stereo precisas, um largo “sweet spot” e uma impressionante faixa dinâmica que melhora as possibilidades de mixagem em um espaço de trabalho moderno.

Aproveitando as tecnologias patenteadas provenientes da série JBL 7 e do monitor de referência M2 Master e ostentando um elegante e moderno design, o monitor de áudio JBL 305P MkII entrega uma performance excepcional e uma experiência agradável de mixagem com um preço acessível.

Ficha técnica

Faixa de resposta em frequência: 49 Hz – 20 kHz

Distorção harmônica total: 0,2% THD com 1 kHz / 2,83 VRMS de saída

Potência sonora: 41 W 

Tipo de monitor de áudio: ativo

Configuração do amplificador: Bi-amplificado

Campo sonoro: curto

Gráfico de resposta em frequência [1]:

grafico de resposta em frequencia do monitor de audio jbl 305 MkII

Resposta da frequência no domínio do tempo: não encontrado

Tamanho do alto falante: 5 polegadas

Tamanho da tweeter: 1 polegada

Tipo de tweeter: cúpula macia

Crossover: 1725Hz 4th order acoustic Linkwitz-Riley

Sensibilidade de entrada (-10dBV): 92 dB/ 1 m

​Máximo SPL contínuo: 94 dB

Pico máximo de SPL: 108 dB

Nível máximo de entrada de pico: +6 dBV / + 20,3 dBu (-10 dBV / +4 dBu)

Critérios de distorção do sistema: <10% de THD na saída máxima com ativação total do compressor / limitador

Relação sinal/ruído: 75 dBA (ponderação A), 70 dBr (sem ponderação), relativo à saída de 2,83 VRMS

Padrão de cobertura: 120° x 90° (horizontal x vertical)

​HF Trim Control: -2 dB, 0 dB, +2 dB

Equalizador: Plataforma de baixa frequência a 50 Hz

Tensão de entrada AC: 100 – 240 VCA (±10%), 50 / 60 Hz

Altura: 298 mm (11,7″)

Largura: 185 mm (7.3″)

Profundidade: 231 mm (9,1″)

Peso líquido: 4,73 kg (10,43 lb)

Tipo de Cabinet: com porta

Construção do cabinet: MDF de 15 mm

Acabamento do Cabinet: PVC preto fosco

Construção do Baffle: Estrutura moldada por injeção ABS

Tipos de entrada analógica: 1 fêmea XLR, 1 fêmea TRS, balanceada

Sensibilidade da entrada: 92 dB / 1 m (entrada de -10 dBV)

melhor monitor de audio JBL 305P MkII

Yamaha HS5

O monitor de áudio Yamaha HS5 foi criado por um time de engenheiros, objetivando lhe entregar uma resposta “flat”, com uma precisão que você pode confiar. 

Ao contrário de monitores de “referência” com graves e agudos exagerados que dão uma primeira boa impressão, mas que não transmitem confiabilidade pela falta de precisão, o monitor de áudio Yamaha HS5 é uma real referência na monitoração em estúdio, respeitando a tradição da lendária NS10M da Yamaha.

Seja trabalhos em stereo ou surround 5.1, mixagens que soam bem nos monitores de áudio Yamaha HS5 soarão bem na maioria dos sistemas de reprodução. Este é o maior objetivo de qualquer monitor de áudio. Devemos ressaltar também que os monitores de áudio Yamaha HS5 não só têm ótima sonoridade, como também possuem um belo design.

Ficha técnica

Faixa de resposta em frequência (- 3dB): 74 Hz – 24 kHz

Faixa de resposta em frequência (- 10dB): 54 Hz – 30 kHz

Distorção harmônica total: Não informado

Potência sonora: 70 W (Alto falante: 35 W | Tweeter: 35 W)

Tipo de monitor de áudio: ativo

Configuração do amplificador: Bi-amplificado

Campo sonoro: curto

Gráfico de resposta em frequência (Fonte – Digital Stereophony):

Resposta da frequência no domínio do tempo: não encontrado

Tamanho do alto falante: 5 polegadas

Conectores de entrada/saída: XLR (balanceado), Phone (balanceado)

Consumo de energia: 45 W

Controles: Controle de volume (+ 4dB), EQ: chave de HIGH TRIM (+/- 2 dB nas altas frequências) / chave de ROOM CONTROL (0/-2/-4 dB abaixo de 500 Hz)

Tweeter: cúpula macia de 1 polegada

Crossover: 2 KHz

Sensibilidade de entrada: -10 dBu/10k ohms

Indicador: Ligado (LED Branco)

Formato: Tipo refletor de baixo

Material da caixa: MDF

Acessórios: Manual de usuário e cabo de força

Dimensões: 17,0 x 28,5 x 22,2 cm

Peso: 5,3 kg

o melhor monitor de audio de todos os tempos Yamaha HS5

KRK Rokit 5 G4

Com materiais premium, componentes e novos designs que refletem a inovação em alto falantes durante 30 anos, KRK ROKIT 5 G4 é um monitor de áudio com significativo avanço tecnológico, trazendo uma referência profissional de monitorização para todos. 

Todos os elementos são desenvolvidos de maneira coercitiva para trabalhar em conjunto com drivers de áudio fabricados com Kevlar, fornecendo mais precisão em suas mixagens e confiança em todos os gêneros musicais.

Ficha técnica

Faixa de resposta em frequência: 43 Hz – 40 KHz

Distorção harmônica total: não encontrado

Potência: 55 Watts

Tipo de monitor de audio: ativo

Configuração do amplificador: Bi-amplificado

Campo sonoro: curto

Gráfico de resposta de frequência no studio (Fonte – Digital Stereophony):

Resposta da frequência no domínio do tempo: não encontrado.

SPL Máximo: 104 dB

Impedância de entrada: 5,12 KΩ

Conectores: P10 balanceado ou XLR

Tamanho: 2,85 x 1,90 x 241 cm

Peso: 4,85 Kg

KRK Rokit 5 G4 melhor monitor de audio

JBL LSR305

Monitor de áudio para studio bi-amplificado com alto-falante de 5 polegadas e tweeter de domo suave de 1 polegada com blindagem magnética, usando tecnologia Image Control Wave Guide.

Amplificador de baixa frequência de classe D com 41 watts RMS e amplificador de alta frequência com 41 watts RMS.

Entradas balanceadas XLR e ¼” TRS com controle de nível de retenção e controle de compensação para altas e baixas frequências.

Ficha técnica

Faixa de resposta em frequência: 43 Hz – 24 kHz

Distorção harmônica total: não encontrado

Potência sonora: 41 W (LF) + 41 W (HF)

Tipo de monitor de áudio: ativo

Configuração do amplificador: Bi-amplificado

Campo sonoro: curto

Gráfico de resposta em frequência (Fonte – Digital Stereophony):

Resposta da frequência no domínio do tempo: não encontrado

Crossover: 1725 Hz – 4 ordem acústica Linkwitz-Riley

Pico máximo SPL: 108 dB SPL

Pico máximo de entrada: +23 dBu

Tamanho do alto-falante: 5 polegadas

Tamanho da tweeter: 1 polegada

Controle de compensação LF: +2 dB, 0, -2 dB

Controle de compensação HF: +2 dB, 0, -2 dB

Tipos de entradas: 1 x XLR, 1 x TRS balanceado

Entrada de tensão: 100-240 VAC +/- 10% 50/60 Hz

Dimensões: 298 mm x 185 mm x 251 mm

Peso: 4,6 kg

melhor caixa de som para estudio JBL LSR305

Os critérios de escolha de um monitor de áudio

os melhores monitores de audio

Quando você ler a descrição técnica dos monitores de áudio, vai se deparar com diversos termos técnicos como resposta em frequência, THD, dB SPL, watts e outros.

Estes termos lhe ajudaram a ter uma ideia de como será o som do monitor de áudio. 

Tais especificações são conhecidas por meio de testes do fabricante a fim de determinar a performance do equipamento.

Mas tenha em mente que tais especificações não são padronizadas e cada fabricante tem um modo de teste de desempenho. Isso tudo é apenas um ponto de partida e o ideal sempre é escutar o som de cada monitor de áudio desejado.

Para quem não tem acesso às lojas especializadas em áudio para estúdio na sua cidade (como é o meu caso), mais à frente deste post, falarei uma maneira excelente para solucionar este empecilho.

Faixa de resposta em frequência

Faixa de resposta em frequência

Esta especificação consiste em mostrar ao produtor musical quais os limites de frequências que o equipamento pode reproduzir de forma fidedigna.

A medida da frequência de valores mais baixos é medido em Hertz (Hz) enquanto os valores do limite superior é medido em kilohertz (Khz).

Para fins de produção musical, a faixa de frequência entre 50 Hz a 20 Khz está adequada.

Saiba que tal especificação mostra o máximo do valor da faixa de trabalho das frequências do monitor de áudio e a variação máxima do gráfico ao decorrer do limite. 

Para tanto, a especificação é escrita como “40 Hz – 21 kHz ± 2dB” que indica uma variação máxima de 2 dB dentre as frequências da faixa determinada.

Para a maioria das aplicações, uma variação de 3 dB ou menos caracteriza um som bem balanceado. 

Como ele soará em determinada frequência é assunto para mais tarde.

Distorção harmônica total (THD)

Distorção harmônica total (THD)

A distorção harmônica total é também um indicador para a qualidade sonora do monitor de áudio. Com esta especificação, você identifica o quão sem saturação o som é reproduzido.

Na maior parte das vezes, a distorção harmônica total é demonstrada em conjunto com o ruído, sendo representado pela sigla THD + N.

Todo circuito de áudio adiciona algum tipo de ruído e distorção ao sinal do som. E você deve saber o quanto é.

O valor ideal para esta especificação é 0,001%. 

Um circuito de áudio com baixa qualidade tem um valor de THD em torno de 0,3 a 1%.

Sempre você encontrará tais valores de THD em caixa de som comum, devido a baixa qualidade do circuito de áudio.

Isto é mais outra razão para não utilizar tais equipamentos no seu home studio.

Potência

headroom dos melhores monitores de audio

Além do volume do som, conhecer a potência do monitor de áudio para home studio é importante para ditar a faixa dinâmica sonora, ou seja, a diferença entre o volume mais baixo e mais alto de um som.

Quanto mais potente for o monitor de áudio, mais dinâmico será o áudio reproduzido. Isso lhe ajuda a ouvir mais detalhes nos transientes da música e, assim, as configurações em compressores, limites e gates serão mais certeiras.

Por exemplo, se você tiver dois modelos semelhantes de monitores de áudio para home studio, o que tiver maior potência terá mais headroom (diferença de volume entre sinal de áudio atual até o seu limite de saturação).

Os picos de alguns arranjos como snare ou kick podem demandar até 10 vezes mais potência de pico do que a potência média de uma música.

Ou seja, caso a potência média da música seja de 20 watts, o ideal é ter um monitor de áudio com 200 watts para não saturar no momento de tocar um kick ou snare.

Mas não esteja tão preso a este conceito. Só tenha em mente que quanto maior a potência, mais definição e faixa dinâmica você terá no áudio do seu monitor de referência.

A potência mínima para home studio no quarto ou uma sala comum de uma casa é a partir de 15 W total e no máximo 60 W total.

Monitor de áudio ativo ou passivo?

monitor de audio ativo ou passivo

Todo monitor de áudio para home studio precisa de um amplificador.

O monitor ativo tem um amplificador dentro da própria caixa de som. Sua vantagem é que o fabricante projetou o amplificador perfeito para o alto-falante e a tweeter do monitor de áudio.

Além disso, você economiza espaço no home studio e melhor custo/benefício quando não compra um amplificador à parte.

Por isso tudo, o monitor de áudio ativo é o mais vendido e o mais popular.

Para o monitor de áudio passivo funcionar é necessário comprar um amplificador específico para desempenho ideal do alto-falante e da tuíta do equipamento.

Suas vantagens consistem em um preço menor na aquisição do conjunto monitor passivo – amplificador externo e a flexibilidade em incluir este equipamento em outros setups sonoros em conjunto com outros monitores de áudio.

O monitor passivo já vem com um circuito de crossover que separa as frequências graves e agudas, facilitando a interconexão com o amplificador.

Mono, bi ou tri-amplificado?

Mono bi ou tri-amplificado

A divisão do sinal da música no circuito de som do monitor de áudio para home studio determina se o equipamento é mono, bi ou tri-amplificado. 

Os monitores de áudio, em sua grande maioria, têm um alto-falante para as baixas e médias frequências e uma tweeter para as altas frequências.

Num monitor de referência mono-amplificado, o circuito de áudio tem um crossover que separa as frequências encaminhadas para o alto-falante e a tweeter. 

No monitor bi-amplificado, existem dois amplificadores, sendo um direcionado para o alto-falante e o outro para tweeter.

Já no monitor tri-amplificado, o sinal de áudio passa em três amplificadores que enviam a informação para alto-falante de grave, outro de médio grave e para tweeter.

Você já deve imaginar que uma configuração bi-amplificada e tri-amplificada tem uma resposta em frequência mais flat e um som mais preciso. 

Isso acontece devido o projeto de cada amplificador ser específico para trabalhar com cada região de frequência.

Campo sonoro curto, médio ou longo

Campo sonoro curto, médio ou longo

Outra especificação que você pode encontrar quando for comprar um monitor de áudio para home studio são os termos campo sonoro curto, médio ou longo. Tais termos se referem a que distância o monitor de áudio deve estar de você. [2]

Para monitores de áudio com campo sonoro curto, o produtor musical deve estar entre 1 a 1,5 metros de distância do equipamento. 

Já para monitores de áudio com campo sonoro médio, deve-se estar a cerca de 3 metros de distância.

Finalmente, para os monitores de áudio com campo sonoro longo, você deve estar entre 2 a 4 metros de distância. 

Os monitores de áudio de campo sonoro curto, que têm um design compacto e pequenas caixas de som, quase sempre são sua melhor escolha.

Isso porque você prioritariamente escuta o som provindo direto dos alto-falantes em comparação com o som refletido das paredes e do teto.

Já que é quase certo de você (e eu também…) não ter tratamento acústico profissional no home studio, esse tipo de monitor de áudio é de grande valia.

Caso você tenha um studio profissional com tratamento acústico e seja grande, os monitores de áudio com campo sonoro médio e longo é uma boa pedida. Mesmo assim, todos os studios profissionais tem um ou dois pares de monitores de áudio com campo sonoro curto e 90% da mixagem de um álbum profissional é feito com tais tipos de monitores.

Mas tenha em mente que os monitores de áudio de campo sonoro longo são posicionados dentro da parede da sala de controle de um estúdio profissional. Eles são utilizados para checar as frequências graves de sons finalizados e para impressionar os clientes, colocando suas trilhas com volumes bem altos.

Gráfico de resposta de frequência

grafico de resposta em frequencia

Este é o segundo parâmetro mais importante na escolha do seu monitor de áudio para home studio. 

Este gráfico consiste em mostrar o valor em decibéis de 20 Hz até 20.000 Hz. É neste gráfico que você verá o quão flat é o monitor de áudio.

Idealmente, o monitor de áudio para home studio deveria reproduzir a mesma potência sonora em toda faixa de frequência do ouvido humano.

Mas isso não acontece e não tem muito sentido, como explicarei mais a frente.

Um monitor de áudio para home studio de ótima qualidade não muda bruscamente as frequências sonoras de um som, caso contrário, a música pode soar não natural.

Por exemplo, as frequências médias não podem ter mais potência que o grave e o agudo, caso contrário, uma voz humana ficará estranhamente mais alta comparado com outros instrumentos musicais.

Como escolher o seu monitor de áudio para home studio?

como escolher o melhor monitor de audio

Para escolher um monitor de áudio para home studio, você deve levar em conta todas essas especificações.

  • Faixa de resposta em frequência
  • Distorção harmônica total
  • Potência
  • Tipo de monitor de áudio
  • Configuração do amplificador
  • Campo sonoro
  • Gráfico de resposta em frequência
  • Resposta da frequência no domínio do tempo

Para os casos de um home studio no quarto ou em qualquer cômodo de uma casa, o ideal é seguir tais especificações:

  • Faixa de resposta em frequência: 50 a 20.000 Hz
  • Distorção harmônica total: 0,001 a 0,3%
  • Potência: Entre 15 a 60 W
  • Configuração do amplificador: Bi-amplificado
  • Campo sonoro: curto

Perguntas e respostas

principais perguntas e respostas

Qual o melhor monitor de áudio do mundo?

Yamaha HS7 melhor monitor de audio de todos os tempos

O melhor monitor de áudio do mundo é o Yamaha HS7.

Como escolher monitor de áudio?

escolhas de compras

Você vai escolher a partir das seguintes informações encontradas nas fichas técnicas dos monitores de áudio: faixa de resposta em frequência, distorção harmônica total, potência, configuração do amplificador e o campo sonoro.

Qual a melhor caixa de som para estúdio?

o melhor monitor de audio de todos os tempos Yamaha HS5

A melhor caixa de som para estúdio é o Yamaha HS5.

Qual a diferença de caixa de som e monitor de áudio?

caixa de som e monitor de áudio

A diferença entre caixa de som e monitor de áudio é que o segundo tem uma resposta de frequência mais flat do que a caixa de som.

Conclusão: o que recomendamos como melhor opção?

conclusao do artigo

Monitor de áudio de melhor custo-benefício

A JBL 305P MKII se encaixa neste requisito acima devido a sua boa resposta de frequências entre 150 a 400 Hz, entre 500 a 1,5 Khz e 2,5 a 10 Khz, distorção harmônica total menor que 0,3% e potência sonora de sobra para um headroom para músicas mais agitadas. 

Monitor de áudio de melhor desempenho

O Yamaha HS5 é o produto de melhor desempenho da lista por causa da melhor resposta flat nos graves, ao contrário dos outros monitores de áudio cujas respostas são péssimas. A variação entre as frequências de 70 a 150 Hz é menor que 5 dB enquanto outros passam de 10 dB facilmente. A partir de 200 Hz, há um ganho geral nas frequências, mas a sua variação continua sendo menor que 5 dB. Isso é bom, pois evita o mascaramento das frequências médias e altas.

Monitor de áudio de melhor durabilidade

O KRK Rokit 5 G4 é o monitor de áudio com melhor durabilidade por causa da robustez na sua fabricação propiciado pela fibra sintética Kevlar [3] que é resistente ao calor e cinco vezes mais resistente que o aço por unidade de peso.