Como consertar a Bose SoundLink Revolve: 6 dicas úteis

Quando se deparar com um aparelho eletrônico com defeito, é essencial verificar inicialmente se o problema reside no software ou na parte física do dispositivo. Esse é o primeiro passo ao como consertar a Bose SoundLink Revolve.

Se o defeito estiver relacionado ao software, um reset na caixa de som pode ser a solução primária. Por outro lado, se o problema estiver ligado ao hardware, a primeira área a ser verificada é o conector de carga do dispositivo.

Neste post, serão apresentadas 6 dicas para o conserto da Bose SoundLink Revolve.

Entre as opções de reparo estão a substituição ou reparo do alto-falante danificado, a realização de um hard reset, a troca do botão POWER, a limpeza ou substituição do conector de carga, a substituição de componentes defeituosos na placa de entrada de tensão e a troca da bateria do equipamento.

Continue lendo o artigo para obter mais detalhes sobre essas soluções de reparo.

Tutorial de como consertar a Bose SoundLink Revolve 

como consertar a Bose SoundLink Revolve

Consertar os alto-falantes

Para você consertar ou substituir o alto-falante da Bose SoundLink Revolve, deve-se retirá-lo do equipamento para melhor manejo.

Se perceber algum tipo de estalos e chiados no som da caixa de som, pode ser danos no alto-falante. 

Existem três causas e soluções para isso:

  • Para danos no cone ou na borda do alto-falante, você pode passar uma cola branca e deixá-la secar por 1 dia ou realizar a substituição completa desta parte. 
  • Para danos na bobina, você pode ressoldar o fio partido ou substituí-lo completamente.

Resetar a caixa de som

Para resolver problemas de Bluetooth de forma definitiva, o reset completo da caixa é aconselhável. De forma resumida, pressione e segure o botão POWER por 10 segundos até a indicação luminosa do Bluetooth desligar.

Para mais detalhes do reset desta caixa, acesse este outro post.

Trocar botão POWER e outros botões

Se a caixa de som Bluetooth não liga e após verificar a tomada, carregador e o cabo USB, analise se há desgaste no botão POWER. 

Para fazer isso, desmonte o aparelho até chegar na placa do painel de controle. 

Utilize um multímetro para verificar se o botão POWER está funcionando corretamente através da medição de resistência elétrica ao pressioná-lo.

Se não estiver funcionando, será necessário substituí-lo.

Limpe ou troque o conector de carga

Para reparar o conector de carga da caixa de som sem a necessidade de abri-la, siga estes passos e faça um teste no final:

1. Limpe cuidadosamente a parte interna do conector utilizando um pincel para remover qualquer sujeira que possa estar obstruindo a conexão adequada com o cabo USB do carregador.

2. Utilize um spray de Limpa Contato Elétrico para limpar o conector, assegurando uma melhor condutividade elétrica. Aguarde aproximadamente 1 minuto para permitir que o produto aja.

3. Aplique uma pequena quantidade de desengripante, como o White Lub ou WD40, no conector e deixe agir por cerca de 10 minutos para que o produto faça efeito.

Se, mesmo após essas etapas, o problema de carga persistir, você pode inserir uma tensão de 5 volts na trilha do conector de carga. 

Se a caixa de som responder, isso indica que o defeito está no conector de carga. Nesse caso, substitua-o para solucionar o problema.

Troque componentes do circuito de entrada da tensão

Se o teste de 5 volts realizado no passo anterior não resolver o problema, é possível que o defeito esteja no circuito de entrada da tensão ou na bateria. Nesse caso, é necessário verificar os seguintes componentes do circuito:

1. Resistor localizado logo após o conector de carga.

2. Resistor em série com a bateria.

3. Diodo de proteção localizado logo após o conector de carga.

Para realizar os testes nos resistores e no diodo, verifique se a queda de tensão neles está de acordo com o circuito. Se não estiver, substitua-os por componentes novos.

Se quiser consertar outras caixas de som, clique aqui.

Bateria

Se o problema não estiver relacionado ao circuito de entrada da tensão, é importante verificar o estado da bateria. Siga estes passos para verificar se a bateria está com defeito:

1. Utilize um multímetro para medir a tensão da bateria. Verifique se a tensão medida está abaixo de 70% da tensão especificada no invólucro da bateria.

2. Se a tensão estiver abaixo desse valor, é um sinal de que a bateria pode estar desgastada e no fim de sua vida útil.

Nesse caso, você pode tentar as seguintes opções para tentar resolver o problema:

  • Dê um “choque” na bateria, submetendo-a a uma fonte com o dobro da corrente de carga normal.
  • Substitua a bateria por uma nova para garantir o bom funcionamento da caixa de som bluetooth.

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