Por que minha caixa de som bluetooth não liga? Descubra as 7 principais causas e soluções

Uma caixa de som bluetooth não liga por causa de problemas de energia ou falhas internas. Para ser específico, das 7 causas que vou listar neste artigo, 4 você não precisará desmontá-la.

Além de falar um pouco das causas, vou te mostrar o passo a passo para solucionar cada uma delas.

Continue a leitura do artigo.

Caixa de som bluetooth não liga: Lista de motivos e suas soluções

caixa de som bluetooth não liga

Bateria descarregada

Uma razão frequentemente negligenciada é a bateria da caixa de som bluetooth estar completamente descarregada.

Desta forma, não haverá possibilidade da caixa de som conseguir ligar.

Solução

Para resolver este problema, basta você carregá-la até os 100% ou durante 12 horas. Assim, você resolverá as causas relacionadas à bateria com carga baixa.

É importante lembrar que existe um procedimento correto para recarregar a bateria para aumentar sua eficiência e vida útil.

Carregador USB e seus acessórios com defeito

O carregador USB de parede também é um ponto de defeito bem comum. O cabo USB pode estar com danos internos, ter rachaduras ou oxidação no conector, ter folgas na tomada da parede ou haver defeito no carregador.

Solução

O que você pode fazer logo de cara é testar se o seu carregador USB de parede está bom ao conectá-lo em um celular. Basta carregá-lo, sem uso, por 1 hora e verificar se houve uma carga considerável.

Não funcionou? Realize os 3 testes abaixo:

  • trocar o cabo usb do carregador 
  • trocar o carregador
  • trocar de tomada de parede que pode estar folgada

Se mesmo assim, ainda houver problema, a falha está na caixa de som bluetooth.

O próximo item para verificar é o conector USB da caixa de som. Veja se ele está oxidado (manchas verde ou marrom) ou se está sujo.

Em caso de oxidação, utilize o desengripante White Lub ou WD40. Em caso de sujeira, limpe com um spray Limpa Contato ou com um pincel fino.

Modo de serviço ativado

Os modelos das caixas de som bluetooth da JBL tem um modo de serviço em que todos os botões do painel de controle ficam inoperantes. 

Em um desligamento repentino do aparelho, ele não voltará a ligar por causa da ativação do modo de serviço. 

Solução

Conecte o carregador na caixa de som. Logo após isso, veja se o indicador luminoso ou sonoro é acionado para confirmar a carga da bateria. 

E, por fim, desative o modo de serviço ao pressionar simultaneamente o botão POWER e o botão PLAY/PAUSE até a caixa reproduzir um tom sonoro e o LED desligar. 

Agora você pode pressionar o botão POWER para ligar a caixa de som.

Defeitos de software

É comum a ocorrência de bugs nas caixas de som Bluetooth, que são erros na execução do software interno responsável pelo gerenciamento dos recursos do dispositivo.

E um desses recursos pode ser a função liga/desliga da caixa de som.

Solução

Realizar o reset da caixa de som Bluetooth pode solucionar os erros no software. 

Esse procedimento apaga os dados armazenados na memória da placa-mãe e restaura o equipamento aos padrões de fábrica. 

Cada caixa de som possui um procedimento específico para o reset.

Mas existe um problema: o reset deve ser feito quando a caixa estiver ligada. Mesmo assim, é viável realizá-lo e, para tanto, basta conectá-lo ao carregador e, para o caso da JBL Flip 6, pressionar o botão Aumentar Volume e o botão Play/Pause por 10 segundos. 

Após isso, a caixa de som pode ser ligada normalmente pelo botão POWER.

Botão POWER com defeito, bateria em fim de vida ou conector USB danificado

Se nenhum passo acima funcionou, então o problema do aparelho é interno e você deve desmontá-lo.

Solução

Realize estes passos: 

  • Verifique com um multímetro se o botão POWER funciona a partir da medição de resistência elétrica ao apertar o botão.
  • Analise a continuidade elétrica do conector USB da caixa de som
  • Veja se a tensão da bateria está muito baixa em relação a tensão de fábrica, após 12 horas de recarga

Se houver falha em um destes 3 componentes, é necessário a sua substituição.

Se o serviço for muito complexo para você, aconselho levar a sua caixa de som bluetooth para uma assistência técnica.

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